top of page

MDIC promove workshop sobre certificação de produtos brasileiros voltados ao mercado americano


Evento é mais uma iniciativa do governo para aumentar o fluxo comercial entre Brasil e EUA


São Paulo (11 de maio) - A certificação e a avaliação da conformidade de produtos brasileiros voltados à exportação para os Estados Unidos foram temas centrais de um workshop realizado nesta quinta-feira, na sede da FIESP, em São Paulo. O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, compôs a mesa de debates e discutiu ações que facilitam a troca de informações entre empresas exportadoras e laboratórios que fornecem certificações exigidas no mercado norte-americano.


“É esse o grande objetivo desse workshop, colocar todos os atores do processo de avaliação de conformidade à mesa, junto a atores de comércio exterior, para que possamos debater abertamente sobre a perspectiva e a realidade de cada um: laboratórios, certificadoras, empresas exportadoras”, disse Abrão Neto. Ele afirmou ainda que "desde 2015 o MDIC vem atuando em diferentes frentes para reduzir os custos e facilitar o processo de certificação de produtos brasileiros para exportação aos EUA”.


O secretário destacou ainda a importância da realização do workshop, considerado por ele como mais uma estratégia de atuação do MDIC para aperfeiçoar o fluxo comercial ente Brasil e Estados Unidos. “Essa é uma oportunidade para reunir representantes de governo dos dois países, setor privado, laboratórios e certificadoras para a discussão sobre desafios e oportunidades em torno do cumprimento de requisitos técnicos, uma exigência cada vez mais relevante no comércio internacional de bens”, afirmou.


A cooperação entre o Departamento de Comércio dos Estados Unidos e o MDIC também foi citada por Abrão como essencial para reduzir o impacto de normas e regulamentos técnicos no comércio bilateral, e assim impulsionar as exportações brasileiras para o mercado americano. “Essa foi uma semana importante para as relações comerciais entre Brasil e EUA, pois concluímos a décima quinta edição do nosso Diálogo Comercial entre o MDIC e o Departamento de Comércio dos EUA, diálogo que já possui mais de uma década".


O workshop contou também com a participação de entidades apoiadoras, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil); e a Câmara de Comércio Americana para o Brasil (AMCHAM), além de associações setoriais e de empresas interessadas em certificar produtos para o mercado norte-americano.

Em Destaque
Publicações Recentes
Arquivo
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.

EG News

Assine nossa Newsletter e fique sempres atualizado.

bottom of page